MÙSICA PARA OUVIR!!!!!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

"SOBRE MARAGOGIPINHO"


                                          Praça de Maragogipinho

Situado a 58km de Salvador(BA), o Distrito de Maragogipinho, localizado na cidade de Aratuípe – BA, próximo a Nazaré das Farinhas(a 2hs de Salvador) é um verdadeiro celeiro de artistas da cerâmicas.O distrito conta hoje com dezenas de olarias às margens do Rio Jaguaripe, fabricando diariamente, além da cerâmica utilitária e decorativa. Arte essa, que vai sendo passada de pai para filho.Uma tradição secular, que é a principal fonte de renda da comunidade, e que esteve entre os 10 classificados ao Prêmio Unesco de Artesanato para a América Latina e Caribe 2004, em que recebeu uma Menção Honrosa a de “Maior Centro Cerâmico da América Latina".

                       
Oficial


Amassador do barro
                                                          

                                                           Oficial



                                                                   Torno
                   
                         Nosso saldoso e grande artesão Marcizinho (Xau)
                                                     
Maragogipinho está inserido num processo de produção em que predomina o torno como principal instrumento de trabalho. O processo começa nas proximidades de Aratuípe, com a retirada dos blocos de barro bruto, mediante acordo com os proprietários dos terrenos dos barreiros. As peças produzidas em Maragojipinho têm altíssimo valor cultural e um grande potencial de crescimento e valorização. Cada vez mais a qualidade das peças aumenta na conquista de novos consumidores. Os objetos que apresentam em suas formas, nítidas influências indígena, africana e portuguesa têm uma variedade de tamanho e formato muito grande. Podemos encontrar objetos que medem desde 2cm a mais de 1,50m de altura.
Os grandes artesãos, ainda utilizam as rudes ferramentas de séculos a trás, como o torno de madeira movido a pé e o forno à lenha, e todos os meses modelam, decoram e queimam uma rica variedade de peças. São moringas, potes, talhas, porrões, bilhas, panelas, vasos, pratos, xícaras, tigelas, jarros, luminárias, esculturas sacras, objetos de decoração, dentre outros.


          
   

                    

                                          Brunideira e pintoras


Nesse universo de quase mil oleiros, as mulheres, salvo exceções, assumem uma função coadjuvante, sendo responsáveis pelo brunimento e pela pintura. Mantendo, em geral, uma independência entre as residências e os locais de trabalho – as olarias –, os ceramistas desse distrito de Aratuípe, já apresentam uma maior organização, mas também enfrentam grandes desafios.




                            


                                                Olaria
                                                     
                                                                 Olarias



                                   
                                                             Forno

O forno é uma construção de tijolos que conserva muito calor. Para o artesanato do barro, o equipamento é utilizado na etapa da queima das peças. A temperatura do forno para o processo pode chegar a 1.300 graus centígrado.







                           
                         
                    





                                          Rio Jaguaripe
                            
                                   
                                      A cerâmica também é levada para as feiras de caminhões


Muitos compradores das cerâmicas de Maragogipinho são os comerciantes da feira de São Joaquim – conforme o presidente da Associação, toda semana sai um saveiro tendo esse entreposto como destino. Além das muitas feiras que nossos artesões frequentam constantemente. Temos também o Instituto Mauá, maior comprador das peças feitas com tauá e tabatinga, e os turistas, oriundos, destacadamente, de Salvador, principal mercado, e também de Brasília, São Paulo , Rio de Janeiro e até para fora do país.





6 comentários:

  1. Gostei do que vi..muito legal.. Parabéns!
    Minha mãe diz que nasceu nessa cidade. Veio para o Rio de Janeiro há muiiiitos anos.

    ResponderExcluir
  2. Querida, vimos o seu blog e ficamos alegres por ver vossa dedicação em valorizar o simples, em sua população, que em dificuldade é em tudo explorada e não valorizada em educação, ética e conhecimento daquilo que são, em tudo profissionais. Então dizemos que em ti vimos esta grandeza.Agradecemos em humanos, por isso. Somos educadores em Espírito do Pai/Cristo e da Mãe Cristo na Yoga Crística, ou Kria Yoga ou Jnana- a Yoga do Conhecimento. Em busca na região que residimos, por Olarias na fabricação de tijolos maciços, por vermos neste muito em oferta para um clima quente à subir, então também em custo de mão-de-obra, e agilidade em rapidez de levante. Assim encontramos o seu Blog e identificamos vosso Amor. Então nos ofertamos a ti também, em dizer-te que és especial em Luz. Grata por isso.A cada ser elevado em vibração pura neste mundo, a Luz do Pai Cristo se faz em todos. Não estamos disponíveis, mas em internet às vezes nos colocamos apenas para cumprir o necessário, em manutenção da Consciência elevada, ou ainda para resolução de pequenas necessidades, ainda da carne. Há muito a ser feito filha, esteja certa. olha para teu Coração no Pai e Mãe Divinos e saberás o que é Verdade em ética e Amor Puro. O Pai e Mãe sejam em ti, sendo tu Mesma A Luz deles na Terra . Maria na Mãe, e Miguel no Pai/Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Moro no interior de São Paulo e depois de mais de tinta anos voltei nessa cidade. Fiquei encantada com o que vi. Parabéns a todos pelo trabalho que é uma verdadeira arte

    ResponderExcluir
  4. eu já estive ai, mas não comprei nenhum vaso desse :(

    ResponderExcluir
  5. Estive aí e fiquei encantada com tanto artesanato, gostaria muito de um dia voltar aí.Lindos trabalhos, nunca me esqueço desse lugar.

    ResponderExcluir
  6. Olá, estou interessada em ir aí, mas quero saber se tem algum dia da feira de artesanato, é durante a semana ou final de semana e qual local da cidade. Fico no aguardo da resposta.

    ResponderExcluir