MÙSICA PARA OUVIR!!!!!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

MESTRE HILDELBRANDO TEIXEIRA SALES UM DOS MAIORES CERAMISTAS DA REGIÃO

               
Hildebrando Teixeira Sales, nascido em oito de maio de 1912, na vila de Maragogipinho município de Aratuípe-ba filho de família pobre; inicia a trabalhar em cerâmica aos oito anos de idade, para ajudar sua família inteligente, dotado de um dom superior, estudou ate a 3ª serie do 1º grau, mas curioso como era, lia todos os livros que nele caia nas mãos, tornando-se um intelectual (apesar do pouco estudo). Foi considerado o maior oleiro de Maragogipinho, desenhista, pintor de telas, escultor, mestre de filtos, foi também  vereador por dois mandados chegando a ser presidente da câmara de vereadores. Em um deles, sub delegado, juiz de paz etc.
Sempre procurou enaltecer sua arte, trabalhava por amor, o que nele interessava era a perfeição de suas obras, não pensava em lucros ficava feliz, quando sentava no torno e realizava suas proezas com o barro, ou então ao entregar um trabalho encomendado. Uma ocasião, chegou em Maragogipinho uma comitiva composta de um padre e duas freiras da Suíça e encomendaram  a ele um Deus menino, (Era uma reposição da imagem que teria sido roubada)marcaram a data para a entrega, quando retornaram ficaram admirados e felizes com a perfeição da imagem perguntaram-lhe quanto seria seu trabalho respondeu-lhe “É um presente meu”. Esta e apenas uma das inúmeras passagens de sua vida, relacionada ao seu trabalho como oleiro. Suas obras foram umas infinidades: quadros a óleo, esculturas, percas em gesso, em barro, etc. Há alguns privilegiados que possuem varias de suas percas, que são hoje verdadeiras relíquias num museu de belas artes em Salvador possui muitas obras do artista viveu sempre na simplicidade conheceu dona Cenira, com quem casou e dizia que era sua cara metade! Com ela teve vários filhos sendo um deles Og Sales considerado mestre em esculturas, trabalhando também com barro no Rio de Janeiro,(hoje falecido) ficou conhecido em vários paises só que apesar da perfeição de suas obras diferem em muito dos trabalhos, alem fronteira, foi perseguido na sua terá natal por invejosos e despeitados o que culminou com a sua saída de maragogipinho com sua família foi o mestre Hildebrando um exemplo de vida não uma vida mansa, mas uma vida com sacrifícios, simples educado trilhou o caminho dos justos, sempre com uma palavra amiga para aqueles que o procuravam, amigo com todas as letras maiúsculas sempre socorreu na cura de muitos doentes que o solicitavam usando sua medicina alternativa onde se baseava em um antigo livro; conhecido como “ As Plantas Curam”. Não deixou nenhum continuador de sua arte pois como ele mesmo dizia. “Ainda não achei aquele com a áurea “ espírita convicto lia muito sobre os filósofos: Sócrates, Aristóteles, Albino Forjas de Sampaio, etc. e procurava seguir seus ensinamentos quem o conheceu na integra sabe que não estou exagerando.” Uma certa vez ele mi confidenciou que ainda faria sua biografia fiz-lhe presente um caderno tipo livro para que desenvolvesse sua vontade, e quando lhe perguntava sobre o assunto me respondia: ainda não era chegado o momento apos sua morte eu e Valdemar ( meu esta ex- esposo ), presenteamo-lhe singela homenagem transcrevendo algumas passagens de sua vida, com pai sogro avô e amigo nunca deixou a desejar” !!!
Resolveu voltar a morar em Maragogipinho em virtude da facilidade da matéria prima com que trabalhava tendo passado um longo período no Rio de Janeiro trabalhava com sua arte ao lado de seu filho Og. Retorno para maragogipinho pois dizia ser aqui que se encontrava suas raízes, com o agravamento da doença de sua esposa  passou o mestre Hildebrando a trabalhar com menos intensidade em virtude de passar a maior parte do tempo a cuidar de sua querida e amada esposa. Com o falecimento da mesma em 18 de julho de 1984, passa o mestre por uma fase deveras dificuldade se não a mais difícil de sua vida, e começa seu declínio desanimado, orgulhoso como era passa a morar sozinho e a sua saúde vai ficando minando aos poucos vindo o seu abatimento e sua tristeza suas filhas resolveram incentiva-lo a arranjar uma companheira para que lhe fizesse companhia e possibilitassem-lhe um pouco de alegria. Então passa a viver com um jovem mais nova que ele, mas que muito ajudou nos últimos dias cuidando muito bem dele (Gilmaria) apos muitas tentativas,vem a moça a engravidar e qual não é a alegria do mestre Hildebrando ao fazer planos para o seu novo relento dizia.”Este será seu sucessor,dará continuidade ao meu trabalho “Mas acometido de uma dor foi internado as presas no hospital de Nazaré no dia 05 de dezembro de 1991 e não conseguindo superar a doença faleceu no dia 09 do mesmo mês.Quis o destino que não presenciasse o nascimento de seu filho o que se daria no dia 05 de janeiro de 1992, mas sabedor que estava próximo o seu dia escolheu nome e padrinhos para a menina.Morreu feliz espírita como foi.Acreditava que o espírito que volta.
Será...
                                                 Autora: Hildenira Sales (filha)

quinta-feira, 12 de julho de 2012

João -de- Barro!


Os passarinhos na nossa natureza
Cada qual tem o seu valor
Enfeitando de canto e beleza
Despertando em nós somente amor .

Mas tem um que é diferente
Bonitinho e muito especial
Constrói sua casa literalmente
De barro, fazendo o diferencial.

Passarinho muito persistente
Cuida do material todo sózinho
Leva dias num serviço paciente
Transportando o barro no biquinho.

Ao ver sua casinha lá no poste
Feita por um simples passarinho
Firme, segura e muito forte
Construída por ele com carinho.

O João-de-Barro é mesmo um artista
Trabalhador e grande pedreiro
Quando canta é um exibicionista
Em frente a casa feliz e bem faceiro!

♫Carol Carolina

TERNURA

                                                     I
Procuro em ti um amor profundo

Olho para o horizonte

E, meu corpo está distante do mundo.

Quero sucumbir os meus desejos

Ver-te alegre sorrindo para vida

Chamando-te de querida.
                        II 
                      Lá fora chove com doçura

Nos meus braços te tenho com ternura

Sinto teu pelos arrepiar

Um grande desejo nos teus olhos

Querendo se entregar

E um amor louco e eterno

Nós dois temos que desfrutar.
                      III 
                      Como eu queria que a noite não acabasse

Para amanhã não ter que acordar

Ver a chuva parar

Que foi motivo de inspiração

Contribui muito para essa emoção

E, outras noites virão.
                    
                     Tenho certeza que vou te amar
                     

                     Com muita paixão.
                                             Autor: Josafá Almeida Araújo (Baiano)

EVENTOS!!!!

FESTA JUNINA 2012 DA ESCOLA DE 1º GRAU PROF. EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA

Dentre as atividades programadas para a data, além das apresentações de quadrilhas, brincadeiras e jogos a Escola preparou um espaço para que os alunos se divertissem também com shows. Nada melhor do que prestigiar artistas locais, com a dupla de professores (Marília e Taurino), que muito vem contribuindo em eventos aqui no Município e contamos também com a presença do Cantor Cristiano outra grande atração da Escola Edivaldo machado Boaventura aqui em Maragogipinho.




                                          
                                                     Professores Marília e Taurino





Quadrilha com os nossos alunos